(11)98257-3388
(11)99975-5406
(11)97347-6678

Skype: doc.atendimento
atendimento@documentocultural.net
 

 

 







 

 

 

10ª edição da Revista de Arqueologia Pública traz dossiê sobre o estudo arqueológico em contextos políticos autoritários e ditatoriais

08-01-2015 14:24

Já está disponível para download a 10ª edição da Revista de Arqueologia Pública, vinculada ao Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte, da UNICAMP. A partir desta edição, o conselho editorial da revista amplia-se, com a participação adicional de notáveis estudiosos no campo da Arqueologia engajada em temas sociais e políticos, e passa a contar com a publicação de dossiês temáticos.

Sendo assim, a Dra. Rita Juliana Soares Poloni, pós-doutoranda no LAP/NEPAM/Unicamp, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), organizou para esta edição um dossiê sobre o estudo arqueológico em contextos políticos autoritários, ditatoriais e de transição democrática. O tema adquiriu contornos mais definidos no início deste século, como atesta a publicação de volume com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da República Argentina, Arqueología de la represión y la resistencia en América Latina 1960-1980 (Catamarca: Universidad Nacional de Catamarca, 2006).

Neste contexto, a publicação traz um artigo sobre a Antropologia, a Arqueologia e os usos do passado durante a Guerra Fria, do pesquisador Andrés Alarcón-Jiménez, PhD em História Cultural.  Os artigos: Novas Perspectivas para a Arqueologia da Repressão e da Resistência no Brasil depois da Comissão Nacional da Verdade (Dra. Inês Virgínia Prado Soares); Caminhos e Descaminhos no Atlântico Científico: Arqueologia e Estado Novo em Contexto Luso-brasileiro (Profa. Dra. Rita Juliana Soares Poloni) complementam o conteúdo da nova edição.

Na seção dedicada aos artigos que tratam de diversos assuntos vinculados à disciplina, o tema da Arqueologia Pública é abordado pela arqueóloga argentina Mónica Montenegro no texto: “Uma Experiencia de Arqueología Pública Y Colaboración Intercultural em el sector septentrional de Argentina”.

A publicação traz ainda uma entrevista com Andrés Zarankin, professor titular do Departamento Antropologia e Arqueologia da FAFICH-UFMG, e um estudioso da Arqueologia da Repressão e da Resistência.

É possível ler a íntegra do editorial escrito por Pedro Paulo Funari, arqueólogo, professor da UNICAMP e editor responsável pela Revista de Arqueologia Pública por meio do site. Clique Aqui para acessar.

Para fazer o download de todo o conteúdo da 10ª edição da publicação basta acessar o site da revista.