Com intuito de propor melhorias nos processos de sistematização, armazenamento, transmissão e integração entre a plataforma de negócios da DOCUMENTO, com os arqueólogos em campo e as áreas de gestão de conhecimento da empresa, teve início no dia 22 de agosto a implementação do sistema Arqueosys.
O Projeto Porto Maravilha, realizado no Rio de Janeiro, servirá de piloto para a estruturação do sistema. Com a tecnologia, será possível, em tempo real, transferir todas as informações coletadas em campo diretamente para a nuvem virtual da DOCUMENTO, possibilitando maior rapidez, qualidade e precisão.
Além de dinamizar todo o processo de elaboração de relatórios e conteúdos produzidos de forma consiliente, o sistema converge para a realização do crowdsourcing, cujas ideias possibilitarão o coworking. Toda esta estrutura estará plenamente lastreada no Adaptive Management, conceito criado para a gerência de projetos para conservacionistas.
No dia 22 de agosto, foram realizadas duas visitas a campo, nos canteiros da Rua Primeiro de Março e do Polinter, onde o arqueólogo responsável Pedro Narciso, fez uma caracterização histórica e arqueológica do local das obras, e demonstrou os procedimentos atuais de trabalho.
Posteriormente, a DOCUMENTO apresentou ao arqueólogo as novas metodologias que serão implementadas. Com isso, as informações coletadas serão disponibilizadas just in time, e poderão ser acessadas de toda e qualquer estrutura mobile.
Durante as visitas, foram discutidos vários pontos a serem estruturados, tais como informações de fichas, conteúdos disponíveis, formas de preenchimento, estruturas de arquivos, transmissão, malha digital etc.
A equipe da DOCUMENTO permanecerá nos próximos dias visitando os campos do projeto, coletando informações e debatendo com os profissionais em campo para que a implementação do Arqueosys aconteça com a máxima eficiência e qualidade.
Esta produção de conhecimento terá por objetivo dinamizar os produtos da empresa, maximizar as Exposições Oficinas e consolidar a Oficina de Inclusão Digital de Patrimônio Cultural.
Confira as fotos Clicando Aqui.