(11)98257-3388
(11)99975-5406
(11)97347-6678

Skype: doc.atendimento
atendimento@documentocultural.net
 

 

 







 

 

 

DRA ERIKA ASSUME VICE PRESIDÊNCIA DA UISPP

08-06-2018 14:12

Ontem foi realizada a Assembleia Geral da UISPP, dentro da programação do XVIII Congresso Mundial que está ocorrendo na Universidade Sorbonne/Paris. A nova diretoria foi aprovada por aclamação, da qual a Dra Erika Marion Robrahn-González tem a honra de participar como vice-presidente.

Assim, nos próximos 3 anos a Dra Erika estará associando o cargo de vice-presidente da UISPP ao cargo de presidente da Comissão Científica “Archaeological Heritage Policies and Management Structures”.

Sendo dois vice-presidentes, o Dr. Abdoulaye Camara (Senegal) e a Dra Erika. Nosso desafio é ampliar a abrangência científica da instituição para além da Europa, especialmente considerando as temáticas contemporâneas de atuação da Arqueologia nos desafios globais deste século XXI.

A Diretoria é composta por 5 membros, e apresento abaixo uma breve introdução dos outros quatro membros:

·         Presidente: Dr. François Djindjian (Universidade de Paris 1 Pantheon Sorbonne (UFR 03): Professor Associado da Cátedra de Métodos e Teoria da Arqueologia (até agosto de 2015) CNRS / UMR 7041 Arscan (equipe Ásia Central): pesquisador associado desde 1991, Programa de colaboração internacional com o Instituto de Arqueologia da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia (Kiev, Ucrânia) (desde 1993): escavações no sítio paleolítico de Gontsy (Ucrânia) Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas da UNESCO: Vice-Presidente desde 2010).

·         Vice-Presidente: Dr. Abdoulaye Camara (Doutor em Geologia e Pré-História pela Universidade de Provence, é aposentado da Universidade de Dakar e suas publicações no Senegal concentram-se na estrutura estratigráfica das ferramentas paleolíticas no leste do país, sobre os aglomerados de conchas do Delta do Saloum e sobre os aspectos patrimoniais da ilha de Gorée. Foi curador do Museu Histórico de Goree (1989 a 2005) e do Museu de Arte Africana de Dakar (2005 a 2008). É Professor Associado da Universidade Senghor, em Alexandria (desde 1995), e continua a pesquisa arqueológica no vale de Faleme (Universidade de Genebra).

·         Secretária Geral: Dra. Marta Arzarello (Professora, Università di Ferrara. Diretora do Mestrado Internacional e Doutorado em Quaternário e Pré-História. Coordenadora de vários projetos internacionais (unidade local / coordenador de projetos): FP7, EM, Galielo, Coperlink, CNR- CNRST, IP-Socretes-Erasmus Desde 2011 especialista na CE (FP7 e H2020). Vice-Diretora do Doutorado em “Ciências Humanas”, Universidade de Ferrara. Diretora das escavações de Pirro Nord e Ciota Ciara. Principais áreas de pesquisa: tecnologia e comportamento econômico durante o Paleolítico Médio e Inferior na Itália, o primeiro povoamento da Europa, as culturas do Paleolítico Médio do Saara, tecnologia lítica e experimentação.

·         Tesoureiro: Dr. Apostolos Saris (Bacharel em Astronomia e Física (1985), Mestre em Física (1988) pela Universidade de Boston, Mestre (1990) e Doutor em Física / Geofísica (1992) da Universidade de Nebraska-Lincoln. É diretor de pesquisa e chefe do Laboratório do GeoSat ReSeArch de FORTH, pesquisador associado do Departamento de Antropologia do The Field Museum of Natural History of Chicago, Illinois, EUA. É professor da Universidade de Aegean. Foi Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Prospeção Arqueológica (ISAP) e atualmente é Presidente da CAA-GR. É também membro do Grupo Internacional de Peritos da Russian Science Foundation e do Painel de Avaliação da European Science Foundation).

A União Internacional de Ciências Pré-históricas e Proto-históricas (Union Internationale des Sciences Préhistoriques et Protohistoriques - UISPP) foi fundada em 28 de maio de 1931, em Berna, com sede em Paris. Assegura a promoção da colaboração multidisciplinar e interinstitucional através das comissões científicas regionais e temáticas e organizações afiliadas, que compartilham objetivos semelhantes, bem como com outras instituições científicas.

A UISPP é membro do Conselho Internacional Associado de Filosofia e Ciências Humanas da UNESCO desde 1955. Como uma associação internacional de acadêmicos, seus objetivos incluíam a colaboração de estudiosos de todos os países através de iniciativas que podem contribuir para o progresso das ciências pré-históricas e proto-históricas, aceitando plenamente os princípios da liberdade acadêmica.

https://www.linkedin.com/pulse/vice-presidency-uispp-erika-marion-robrahn-gonz%C3%A1lez/